A concepção e o desenho de sistemas de ventilação para condições de operação com cargas variáveis de poluentes (DCV) é um método moderno e eficaz devidamente descrito e regulado nas normas nacionais e internacionais (ASHRAE 62.1 – 2019 item 6.2.6.1). Sua utilização baseia-se no monitoramento em tempo real da concentração de poluentes e a admissão controlada de ar externo (renovação). A utilização de sistemas de purificação associados ao DCV minimiza a necessidade de renovação do ar contribuindo significativamente para a economia de energia ao mesmo tempo que garante altos índices de qualidade do ar indoor (IAQ). Há muitas situações onde a qualidade do ar indoor é inadequada ou não controlada e a implantação de sistemas centralizados é técnica e/ou economicamente inviável.
Para essas situações, a solução é associar o processo de Purificação do Ar Indoor às melhores técnicas de filtragem e descontaminação com a recirculação por meio de um fluxo de ar planejado e entrada controlada de ar externo filtrado quando necessário, por meio de Sistemas de Purificação do Ar de fácil instalação e custo acessível.
Sistemas Inteligentes de Filtragem do Ar
O sistema INTELIAR™ é um software exclusivo que eleva a Purificação de Ar Indoor a um outro patamar, superando as dificuldades que fizeram da técnica uma opção pouco utilizada nos projetos de ventilação e climatização de edifícios comerciais, públicos, industriais, instituiçoes de ensino e de atendimento à saúde.
Desenvolvida pela Purefeel, a tecnologia associa uma série de sensores a um software de automação exclusivo que garante todas as condições necessárias para assegurar que o Purificador de Ar opere apenas nas condições especificadas.
Rotinas sofisticadas e um algoritmo de análise da qualidade do ar (IAQ-i) próprio da Purefeel, permitem a otimização do fluxo e a minimização da entrada de ar externo (DCV) gerando significativa economia de energia ao mesmo tempo que facilita a operação, garante a integridade e a conformidade operacional.
O alto grau de filtragem e a entrada controlada de ar externo gerenciada dentro de limites definidos de variação de temperatura e umidade garantem a manutenção dos níveis de concentração de poluentes, seja particulado (PM) seja gasoso (CO2, TVOC, CH2O e mais três substâncias customizáveis).
A relação da redução de infecções por vírus e bactérias com a redução de particulado em suspensão, especialmente PM2.5, está largamente comprovada em inúmeros trabalhos científicos (Bacterial characterization in ambient submicron particles during severe haze episodes at Ji’nan, China; Caihong Xu et.al, 2017). Isso assegura um monitoramento indireto dos níveis da carga Microbiológica no Ar Indoor.
As funções de Gerenciamento do Software incluem:
|
Monitoramento em tempo real das concentrações de Particulado (PM10 e PM2.5), de CO2, de CH2O e TVOC no ar, com função de alarme opcional e estimativa automática à vazão máxima de purificação disponível, caso necessário. Além dessas substâncias, a tecnologia permite a adição de até mais três contaminantes de uma lista de poluentes que mais frequentemente afetam a qualidade do ar indoor. O Monitoramento do Particulado permite informar indiretamente a carga microbiológica do Ar
|
Regime de operação inteligente baseado no monitoramento dos poluentes e timer programável local e via nuvem permitindo grande economia de energia
|
Controle do grau de saturação dos elementos filtrantes (exceto carvão ativado) e indicação de previsão de vida útil e data de troca baseada nas condições reais de operação, com alarme opcional e shutdown forçado
|
Acompanhamento da vida útil do Filtro de Carvão Ativado e previsão da data de troca com alarme
|
Controle de operação da unidade de Ultravioleta com indicação de falha (queima) de lâmpadas. UVC (ultravioleta)
|
Manutenção da vazão constante de “preset” ao longo de toda a operação independentemente do grau de saturação dos elementos filtrantes
|
Rotina de validação de elemento filtrante homologado durante as substituições
|
Gerenciamento automático da entrada do ar externo na câmara de entrada baseado no monitoramento da qualidade do ar (IAQ-i) e nos volumes de ar externo admissíveis em função da variação admissível da temperatura e umidade (DCV)
|
Supervisão de integridade de operação com shutdown forçado no caso de inconsistência de montagem, manutenção e/ou falha de operação
|
Conectividade wi-fi via APP com espelhamento de Operação no dispositivo
|
Processo e Controle de Níveis de Acesso em conformidade com a regulamentação ANVISA e FDA (CFR 21 – Parte 11)
|
As unidades da Purefeel com um damper automático de admissão de ar externo para renovação controlada do ar indoor, quando as condições de ventilação assim o exigirem.
A dosagem de ar externo é controlada automáticamente pelo sistema INTELIAR™, mantendo a temperatura e a umidade dentro de limites pré-definidos.
Um damper automático interligado a uma tubulação e admissão de ar externo, comandado pelo sistema INTELIAR™ promove a renovação controlada do ar interno quando necessário.
Uma das principais características dos Produtos e Soluções purefeel®, em especial das unidades UPR e UPO, é a utilização de um padrão de fluxo de ar conhecido definido em estudo computacional (CFD – Computing Fluid Dynamics) no dimensionamento das aplicações. Esse critério previsto nas Normas Aplicáveis (ASHRAE 6.2.1.2.1 e 6.2.1.2.2) permite que se utilize um volume de ar externo de ventilação muito menor com resultados equivalentes ou ainda melhores em termos de purificação do Ar Indoor. Permite ainda uma significativa economia de energia de climatização. O exclusivo desenho dos Difusores de Ar da Purefeel permite colimar a saída de ar purificado em ângulos de 180◦, 135◦ e 90◦ otimizando ainda mais a distribuição do ar nas zonas de interesse.
Linhas de corrente indicando a velocidade (m/s) vista lateral
Linhas de corrente indicando a velocidade (m/s) vista superior
Campo de velocidade (m/s) produzidas pelo equipamento no ambiente confinado
Particulados, Gases e Redução da Carga Microbiológica
A mais alta tecnologia de filtragem é utilizada nos produtos e soluções Purefeel. O documento “Posição da ASHRAE sobre Filtragem e Purificação do Ar” logo em seu início informa que “…há apenas evidências significativas de benefícios à saúde para sistemas de filtragem de partículas por meios porosos”. Essa afirmação, largamente baseada em evidências científicas, coloca os filtros mecânicos em posição privilegiada no que tange a purificação do ar indoor.
Apoiados em evidências científicas, os Produtos e Soluções purefeel®
incluem, no mínimo, três estágios de filtragem:
• Um Pré-Filtro G4;
• Um Filtro Fino F9;
• E um estágio final de filtragem absoluta HEPA H-14 (EN 1822:2009 H14/ISO 29463 ISO 45H) capaz de reter microrganismos, tão pequenos como bactérias e vírus.
A relação da redução de infecções por vírus e bactérias com a redução de particulado em suspensão, especialmente PM2.5, está largamente comprovada em inúmeros trabalhos científicos (Bacterial characterization in ambient submicron particles during severe haze episodes at Ji’nan, China; Caihong Xu et.al, 2017). Pode-se optar ainda, por utilizar também elementos filtrantes de carvão ativado para absorção de gases, especialmente em aplicações de controle de odor.
Para otimizar a melhoria da qualidade do ar interno, um dispositivo de entrada proporcional de ar externo filtrado pode também ser utilizado. Uma fonte de UVC é posicionada dentro do fluxo de ar limpo, abrigada do acesso de pessoas, evitando, ao mesmo tempo, perda de eficiência ocasionada por poeira depositada nas lâmpadas, emissão de ozônio no ambiente e risco de contato visual direto. A impossível tarefa de esterilização do ar num tempo de exposição tão curto dentro do fluxo de ar, como muito se tem divulgado em outras aplicações e modelos, foi substituída por uma aplicação inovadora que reduz a possibilidade de contaminação por microrganismos do elemento filtrante e dos componentes internos do equipamento.
Uma câmara de UVC – Luz Ultra-Violeta na faixa de comprimento de onda C com potência de 2 x 55W – posicionada dentro do fluxo de ar limpo, abrigada do acesso de pessoas, evita ao mesmo tempo, perda de eficiência ocasionada por poeira depositada no bulbo das lâmpadas, emissão de ozônio no ambiente e risco à segurança pessoal pelo contato visual direto. A impossível tarefa de esterilização do ar num tempo de exposição tão curto dentro do fluxo, como muito se tem divulgado em outras aplicações e modelos, foi substituída por uma aplicação inovadora que reduz a contaminação do elemento filtrante principal e dos componentes internos da Unidade por microrganismos, inclusive após operações de manutenção.
Aplicações e serviços
Os critérios de dimensionamento e seleção dos Produtos e Soluções purefeel® apoiam-se em sólidos princípios de engenharia.
Estes rígidos critérios de engenharia também são a base dos serviços de assessoria e consultoria prestados pela Purefeel: .
A análise das necessidades de filtragem, do aporte de ar externo filtrado admissível e a especificação do tipo de monitoramento e controle, leva em conta as necessidades de cada ambiente específico, considerando-se entre outros, os seguintes aspectos:
• Poluentes e contaminantes a controlar;
• Área de cobertura do fluxo de ar purificado;
• Carga térmica x capacidade de refrigeração;
• Emissões de poluentes eventualmente oriundas de atividades produtivas ou laborais.
As unidades de purificação Purefeel são dimensionadas uma a uma para as condições de operação reais baseadas principalmente nos critérios acima. Deste modo, a tecnologia exclusiva INTELIARTM oferece o máximo desempenho nas funções de integridade operacional evitando que os sistemas de purificação operem fora das condições originais especificadas.
A conformidade com as normas locais e legislações internacionais é um diferencial importantíssimo dos produtos e soluções Purefeel® em relação à maioria dos produtos disponíveis no mercado.
Sua construção atende integralmente aos requisitos das normas:
A adequada utilização dos produtos Purefeel® assegura o atendimento ao embasamento legal que sustenta a obrigatoriedade de controle sistemático sobre a Qualidade do Ar Interior no Brasil:
Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades