A concepção e o desenho de sistemas de ventilação para condições de operação com cargas variáveis de poluentes (DCV) é um método moderno e eficaz devidamente descrito e regulado nas normas nacionais e internacionais (ASHRAE 62.1 – 2019 item 6.2.6.1).
Sua utilização baseia-se no monitoramento em tempo real da concentração de poluentes e a admissão controlada de ar externo (renovação). A utilização de sistemas de purificação associados ao DCV minimiza a necessidade de renovação do ar contribuindo significativamente para a economia de energia ao mesmo tempo que garante altos índices de qualidade do ar indoor (IAQ).
Há muitas situações onde a qualidade do ar indoor é inadequada ou não controlada e a implantação de sistemas centralizados de purificador de ar é inviável.
Para essas situações, a solução é associar o processo de Purificação do Ar Indoor às melhores técnicas de filtragem e descontaminação com a recirculação por meio de um fluxo de ar planejado e entrada controlada de ar externo filtrado quando necessário, através de Unidades de Purificação do Ar (UPA) Autônomas de fácil instalação e custo acessível.
É de extrema importância que o Purificador de Ar Interno seja dotado de tecnologia para monitoramento, controle e gerenciamento do ar, elevando o grau de segurança dos ocupantes e dos processos com significativa economia de energia de climatização e tudo isso pode ser disponível em com uma Comunicação em Nuvem trazendo agilidade na tomada de ações por meio dos responsáveis.
Purificadores de Ar Interno tecnologicamente projetados e construídos devem oferecer:
- Controle automático proporcional da entrada de ar externo pelo equipamento de purificação quando necessário (DCV);
- Sistema de monitoramento automatizado que gerencie as vazões a partir do estado de saturação dos elementos filtrantes;
- Análise das concentrações de poluentes em tempo real preservando as condições de temperatura e umidade mínimas requeridas;
- Regime de operação inteligente baseado no monitoramento e programação via nuvem permitindo grande economia de energia;
- Garantia da integridade de operação do equipamento evitando seu uso fora das especificações originais.
Alguns Purificadores de Ar interno são construídos via demanda do cliente podendo ser adequado tecnologicamente às necessidades do cliente.
Investir em Purificador de Ar com tecnologia avançada é preservar pela saúde dos funcionários e clientes de sua empresa ou de seu comércio (saiba mais aqui). É uma constatação óbvia que, numa enorme quantidade de ambientes com risco de contaminação, não há sistemas de ventilação adequados ou UPA (Unidade de Purificação do Ar) que atendam às exigências mínimas da normatização em vigor.